InforSom.com Truques, Dicas, … O meu bloco de notas…

9Jan/120

Como Transformar o Windows XP em Terminal Server

O Windows XP, não permite mais do que uma sessão activa simultaneamente, seja ela local ou remota. Face a esta limitação, directamente ligada ao facto de ser um sistema operativo cliente, existem várias empresas e projectos na Internet com a finalidade de acrescentar esta valiosa funcionalidade, ainda que este processo possa levantar legitimas questões relacionadas com a violação do contrato de licenciamento do Windows XP Profissional.

 

88

 

Um destes projectos, o escolhido para este post, Terminal Server Patch, disponívelaqui, sobressai de todos os outros, primeiro por ser totalmente gratuito e depois pela simplicidade de instalação. Basicamente o instalador troca o ficheiro "termsrv.dll" existente por uma outra versão, e são feitas todas as alterações no registo do Windows.

 

Outras soluções mais avançadas poderão ser encontradas em XP UnlimitedElusiva,Thinsoftinc, e Graphon. Esta última, falada neste post. Uma rápida busca no Googlerevela ainda outras opções.

 

 

Antes de começar a pensar por isto em prática, é importante perceber que esta é uma forma não oficial de quebrar uma limitação que impede que o Windows XP possa servir de servidor de terminais,  tal como um sistema operativo ou software dedicado. Desta forma, deve ser apenas utilizado para efeitos de teste e simulação.

 

 

Não obstante das potencialidades que esta alteração traz ao Windows XP, é necessário conhecer também algumas implicações:

  • Não haverá qualquer tipo de suporte ou documentação pela por parte da Microsoft.
  • Nem todo o software está preparado pala funcionar em múltiplas instancias sobre Terminal Services. Normalmente os fabricantes testam e certificam as suas aplicações e drivers para o efeito.
  • Os contratos de licenciamento das aplicações/drivers podem "impedir" que estes sejam executados remotamente em multimplas sessões de terminal, ainda que tal seja na realidade possível.

 

 

É desta forma desencorajada a utilização deste patch em ambientes de produção, ou onde a utilização dos Serviços de Terminal da seja peça fundamental e vital de todo o sistema informático. Não deve ser ponderada a troca de um sistema operativo Servidor para funções de Terminal Services, por um  sistema operativo cliente, ou software  que não é orientado para o efeito, ainda que os custos de licenciamento possam ser bastante díspares.

 

 

Este patch funciona apenas com a versão Profissional do Windows XP, com SP2 ou SP3, e em modo Workgroup. Não irá funcionar em computadores integrados em Domínios Windows.

 

 

Depois de fazer o download em http://www.kood.org/terminal-server-patch/, basta correr a instalação, que se irá encarregar de verificar se todos os requisitos se verificam para proseguir.

No inicio da instalação, como irá ser substituído um ficheiro de sistema (termsrv.dll), por uma outra versão, é pedido ao utilizador para não permitir que o Windows volte a ir buscar o ficheiro original, ou ao CD do Windows, ou à pasta de instalação do Windows. Mais à frente irá surgir uma janela a pedir para que seja restaurado o ficheiro.

11

 

 

É aqui que deverá fazer cancelar para que o ficheiro original não seja reposto.

33

Por fim será necessário reiniciar o computador.

 

 

É necessário agora confirmar se a mudança rápida de utilizador está activa em Painel de Controlo > Contas de Utilizadores > Alterar o modo como os utilizadores iniciam ou terminam sessão.

4

 

 

 

 

Activar no separador Remoto, das Propriedades do Sistema, a opção: "Permitir aos utilizadores ligar remotamente a este computador".

77

Agora é necessário definir que utilizadores podem iniciar sessão remotamente. Por defeito todos os utilizadores pertencentes ao grupo dos administradores podem iniciar sessão remotamente. Para os restantes, estes terão de pertencer ao grupo “Utilizadores do ambiente de trabalho remoto”. Os utilizadores ficam associados a este grupo automaticamente depois de os seleccionar no botão “Seleccionar utiliz. remotos…”

 

 

 

A segunda premissa é que todos os utilizadores tenham password definida. Caso isso não aconteça, ao tentar fazer acesso remoto o utilizador será impedido:

77

 

 

 

Para efeitos de teste foram criados os utilizadores: user01; user02 e user03. Todos eles iniciaram sessão remotamente.

99

Como é possível verificar na imagem alem do utilizador XGuest que está logado localmente (Console), temos 3 outros utilizadores remotos activos no sistema utilizando uma sessão RDP (Remote Desktop Protocol ), que é o protocolo usado pelos Serviços de Terminal da Microsoft. O objectivo é precisamente este: diversos utilizadores em simultâneo, utilizando diferentes aplicações e configurações diferenciadas.

 

 

Agora que o XP está a funcionar como servidor de terminais, podemos alterar uma série de politicas locais por forma a optimizar ou limitar certas opções. Para aceder a estas politicas basta executar em Iniciar > Executar > gpedit.msc .

Depois em Politica Computador Local > Configurações do Computador > Modelos Administrativos > Componentes  do Windows > Serviços de Terminal.

22

Aqui, entre outras coisas, podemos alterar:

  • Permitir ou impedir  o redireccionamento de portas LPT, COM, impressoras, área de transferencia, audio, etc…
  • Limitar o tempo máximo de sessões activas ou desligadas.
  • Definir o numero máximo de ligações simultâneas.
  • Definir a resolução de cor máxima (intensidade das cores), e padrão de fundo.

 

 

As opções definidas em cima sobrepõem-se sempre sobre as opções definidas no módulo cliente:

65

Nota: É necessário passar a controlar todas as actualizações que são efectuadas ao sistema operativo, quer Service Packs quer outras actualizações menores, visto que existe sempre a possibilidade de alguma delas repor ou actualizar o ficheiro termsrv.dll.

Outros links de interesse:

http://www.kood.org/terminal-server-patch/

http://leonardopucci.wordpress.com/2006/04/01/ativando-o-desktop-remoto-no-windows-xp-sp2/

http://en.wikipedia.org/wiki/Terminal_Services

http://www.republicavirtual.com.br/blog/2007/09/06/multiplos-terminal-services-no-windows-xp/

http://jf.eti.br/terminal-server-no-windows-xp/

 

Source: http://invisibleflamelight.wordpress.com

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem Comentários


Leave a comment

(required)

Ainda sem trackbacks.